Obra criada por Mário e Oswaldo de Andrade.
A poesia dessa segunda fase do Modernismo representa um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração.
Terceira fase (1945-1960)
A prosa ganha continuidade dando sequencia a três outros tipos, tais como: Prosa urbana, intimista e regionalista. A poesia conta com poetas da segunda fase, pois estão em constante renovação. "Surge o grupo Geração 45, formado por escritores que procuram por uma equilibrada e seria, ganhando fama de "neoparnasianos".
Segunda Fase (19030-1945)
Também chamada de Fase de Consolidação é caracterizada pelo predomínio da prosa de ficção. É nesse período que os ideais difundidos na fase anterior se espalham e normalizam os esforços de antes para redefinir a linguagem artística e vem daí o grande interesse por temáticas nacionalistas. Surge grandes poetas como Carlos Drummond de Andrade.
Fases do Modernismo
Primeira Fase (1922-1930)
Ocorreu a partir da Semana de Arte Moderna, em 1922. Está fase também recebe o nome de Fase Heiroca e pode-se caracterizar por um grande compromisso de artistas com a renomação estética inspiradas em vanguardas europeias como o Cubista, Futurismo e Surrealismo. A literatura tenta romper o tradicional tendo como principais mudanças a liberdade formal, a valorização do cotidiano e a reescrita de alguns texto do passado.